Ferramentas Online são Essenciais para o Otimizar e Monitorar seu Site
As ferramentas
de Marketing Digital são necessárias para o monitoramento dos seus projetos na
internet. Vou compartilhar aqui algumas ferramentas básicas; estas ferramentas são usadas
por profissionais e não, apenas por iniciantes; pois, elas são muito úteis para
acompanhar o andamento dos seus negócios digitais. Saiba mais como criar um negócio digital e empreenda.
O Google Search Console
É uma plataforma
gratuita, utilizada para monitorar a presença e o desempenho do seu site nos
resultados das buscas do Google. São oferecidas diversas funções de avaliação
do seu site.
· Google Index: Avalia a palavra-chave
relacionada às páginas do seu site para indexação, ordem que será mostrada nos
mecanismos de busca.
· Search Traffic ou Trafego da Pesquisa: Mostra
para que tipo de busca feita no Google o usuário é levado ao seu site. E a
quantidade de cliques que ocorrem provenientes destas buscas.
·
Search Appearance ou Aparência de
pesquisa: Mostra como o Google está lendo o conteúdo do seu site; as
páginas, títulos, descrições e imagens.
· Rastreamento: Indica se existe e quais são
os problemas encontrados pelo robô do Google ao analisar as páginas do seu
site, se elas têm boa navegação para a experiência do usuário.
· Problemas de segurança: O Google notifica a
presença de problemas com a segurança detectados na avaliação do seu site e
indica as soluções;
Ferramentas de SEO
Ferramentas de SEO
São ferramentas
são utilizadas para melhor a experiência do usuário em seu site, além de
qualifica-lo, para os mecanismos de busca. Conheça como fazer o SEO para seu site e alcançar maiores níveis de vendas nos seus
projetos.
As ferramentas mais
utilizadas são:
·
Yoast SEO;
·
SemRush,
·
Keywordreveler;
·
ubersugest;
·
Moz;
·
Keyword.io; etc.
Ferramentas de E-mail Marketing
São ferramentas
utilizadas para a comunicação com o seu público. Envio de e-mails
personalizados. As mais utilizadas:
·
MailChimp;
·
Leadlovrs;
·
Aweber;
·
RD Station;
·
E-goi;
·
Mail2Easy.
Banco de imagens e criação de conteúdo
Ter um site
bonito com um conteúdo relevante é fundamental. Nem todo profissional domina
todas as áreas que precisam ser criadas e mantidas no site, todo esse serviço
pode ser terceirizado, para que sua apresentação seja mantida com boa
qualidade. Você poderá obter conteúdo com qualidade em site de redatores
freelance como o “mkt.workana.com”.
As imagens de
boa qualidade também melhoram a interação com seu público. Você poderá
encontrar imagens de qualidade em site como:
·
ShutterStock;
·
PixaBay;
·
PhotoDune;
·
TinyPNG.
Outras mídias como
Infográficos; Gráficos; Newsletters além de posts para publicar em redes
sociais como o Facebook, Twitter, Google + e Pinterest, poderão ser criados ou
adquiridos no Canva.com.
Páginas de Captura
Como o nome já
sugere são páginas para reter o contato do usuário do seu site afim de manter
uma relação personalizada e até conhecer melhor o seu lead (cliente) ou leva-lo
para uma ação de compra. Algumas das ferramentas mais utilizadas para esse fim
são:
·
Optimize Press;
·
RD Station;
·
ClickPages;
·
Unbounce Pages;
·
Lead Pages.
Ferramentas de Pop-Ups
Estas ferramentas são utilizadas para
prender o usuário dentro do site, ele conteúdo, promoção ou inscrição, fazendo
com que o usuário volte e tome outra ação dentro do site. As ferramentas mais
utilizadas são:
HelloBar;
OptinMonster;
Pop-up;
Pickerel.
Formulários de pesquisa online
Servem para criar pesquisas com os
usuários, procurando entender o interesse pelo seu conteúdo, produto ou a
possibilidade de um lançamento ou promoção. Boas ferramentas para esse fim são:
SurveyMonkey;
TypeForm;
Pesquisas Online
Gerenciamento de tarefas
Para trabalhar, não só com Marketing
Digital é necessário organização e planejamento para otimizar o tempo e o
cumprimento de tarefas. Existem uma infinidade de ferramentas para este controle,
algumas delas são:
Trello;
Asana;
Quire;
Taskboard;
Wundelist.
Eu gosto muito do Trello, ele utiliza uma
metodologia semelhante ao uso dos cartões da metodologia “Kanban” (a fazer;
fazendo e feito) e funciona muito bem em atividades colaborativas, onde
dependem muito do cumprimento de etapas entre equipes, ele é bem intuitivo e possui
um check-list que favorece no acompanhamento das tarefas.
Não é necessário que você conheça todas as
ferramentas citadas aqui, a sua necessidade é quem vai dizer o memento exato de
fazer o uso de cada uma delas. De certo que se você pretende ter Sucesso no
Marketing Digital, em algum momento elas serão muito uteis.
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