segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Ferramentas para Iniciantes em Marketing Digital


Ferramentas Online são Essenciais para o Otimizar e Monitorar seu Site 


As ferramentas de Marketing Digital são necessárias para o monitoramento dos seus projetos na internet. Vou compartilhar aqui algumas ferramentas básicas; estas ferramentas são usadas por profissionais e não, apenas por iniciantes; pois, elas são muito úteis para acompanhar o andamento dos seus negócios digitais. Saiba mais como criar um negócio digital e empreenda. 
Google Search Console
É uma plataforma gratuita, utilizada para monitorar a presença e o desempenho do seu site nos resultados das buscas do Google. São oferecidas diversas funções de avaliação do seu site.
·    Google Index: Avalia a palavra-chave relacionada às páginas do seu site para indexação, ordem que será mostrada nos mecanismos de busca.
·    Search Traffic ou Trafego da Pesquisa: Mostra para que tipo de busca feita no Google o usuário é levado ao seu site. E a quantidade de cliques que ocorrem provenientes destas buscas.
·    Search Appearance ou Aparência de pesquisa: Mostra como o Google está lendo o conteúdo do seu site; as páginas, títulos, descrições e imagens.
·    Rastreamento: Indica se existe e quais são os problemas encontrados pelo robô do Google ao analisar as páginas do seu site, se elas têm boa navegação para a experiência do usuário.
·      Problemas de segurança: O Google notifica a presença de problemas com a segurança detectados na avaliação do seu site e indica as soluções;
    Ferramentas de SEO
São ferramentas são utilizadas para melhor a experiência do usuário em seu site, além de qualifica-lo, para os mecanismos de busca. Conheça  como fazer o SEO para seu site e alcançar maiores níveis de vendas nos seus projetos.
As ferramentas mais utilizadas são:
·         Yoast SEO;
·         SemRush,
·         Keywordreveler;
·          ubersugest;
·         Moz;
·         Keyword.io; etc.
Ferramentas de E-mail Marketing
São ferramentas utilizadas para a comunicação com o seu público. Envio de e-mails personalizados. As mais utilizadas: 
·         MailChimp;
·         Leadlovrs;
·         Aweber;
·         RD Station;
·         E-goi;
·         Mail2Easy.
Banco de imagens e criação de conteúdo
Ter um site bonito com um conteúdo relevante é fundamental. Nem todo profissional domina todas as áreas que precisam ser criadas e mantidas no site, todo esse serviço pode ser terceirizado, para que sua apresentação seja mantida com boa qualidade. Você poderá obter conteúdo com qualidade em site de redatores freelance como o “mkt.workana.com”.
As imagens de boa qualidade também melhoram a interação com seu público. Você poderá encontrar imagens de qualidade em site como:
·         ShutterStock;
·         PixaBay;
·         PhotoDune;
·         TinyPNG.
Outras mídias como Infográficos; Gráficos; Newsletters além de posts para publicar em redes sociais como o Facebook, Twitter, Google + e Pinterest, poderão ser criados ou adquiridos no Canva.com.
Páginas de Captura
Como o nome já sugere são páginas para reter o contato do usuário do seu site afim de manter uma relação personalizada e até conhecer melhor o seu lead (cliente) ou leva-lo para uma ação de compra. Algumas das ferramentas mais utilizadas para esse fim são:
·         Optimize Press;
·         RD Station;
·         ClickPages;
·         Unbounce Pages;
·         Lead Pages.
Ferramentas de Pop-Ups
Estas ferramentas são utilizadas para prender o usuário dentro do site, ele conteúdo, promoção ou inscrição, fazendo com que o usuário volte e tome outra ação dentro do site. As ferramentas mais utilizadas são: 
HelloBar;
OptinMonster;
Pop-up;
Pickerel.
Formulários de pesquisa online
Servem para criar pesquisas com os usuários, procurando entender o interesse pelo seu conteúdo, produto ou a possibilidade de um lançamento ou promoção. Boas ferramentas para esse fim são: 
SurveyMonkey;
TypeForm;
Pesquisas Online
Gerenciamento de tarefas
Para trabalhar, não só com Marketing Digital é necessário organização e planejamento para otimizar o tempo e o cumprimento de tarefas. Existem uma infinidade de ferramentas para este controle, algumas delas são:
Trello;
Asana;
Quire;
Taskboard;
Wundelist.
Eu gosto muito do Trello, ele utiliza uma metodologia semelhante ao uso dos cartões da metodologia “Kanban” (a fazer; fazendo e feito) e funciona muito bem em atividades colaborativas, onde dependem muito do cumprimento de etapas entre equipes, ele é bem intuitivo e possui um check-list que favorece no acompanhamento das tarefas.
Não é necessário que você conheça todas as ferramentas citadas aqui, a sua necessidade é quem vai dizer o memento exato de fazer o uso de cada uma delas. De certo que se você pretende ter Sucesso no Marketing Digital, em algum momento elas serão muito uteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário